Entrevistas Telefónicas
As entrevistas telefónicas são outro dos métodos utilizados na recolha de dados. Consistem em inquirir por esta via uma amostra de entrevistados e efetuar uma série de questões previamente testadas. Em relação às entrevistas presenciais têm a vantagem de garantir maior aleatoriedade das amostras. A QSP realiza estudos baseados em entrevistas telefónicas assistidas por computador (CATI), onde o questionário é inserido num sistema informático com recurso a programação específica, e o entrevistador segue o guião da entrevista indicado no computador.
Este sistema diminui o erro e aumenta a qualidade dos dados, já que praticamente elimina o erro humano da aplicação do questionário, nomeadamente em inquéritos que possuem “filtros” e “saltos”, além de que não carece de codificação, já que é um processo automático e informatizado. Estas condições garantem também uma rapidez na entrega dos Projetos, podendo ser realizados instantaneamente relatórios detalhados sobre o processo de recolha de dados, evitando ajustamentos fora de tempo. O tempo de entrega dos Projetos diminui significativamente com o recurso a esta tecnologia: em projetos mais simples, a entrega dos Projetos também é praticamente imediata à conclusão do trabalho de recolha.