Estudo Etnográfico QSP
A etnografia é uma técnica de investigação cada vez mais utilizada fora do âmbito da antropologia, sendo considerada uma das ferramentas metodológicas mais interessantes no estudo qualitativo de lugares, situações, práticas, pessoas, comportamentos, contextos, redes e fluxos.
Através de uma metodologia etnográfica, o investigador consegue obter um olhar de dentro ao colocar-se no lugar do outro, realizando um estudo de qualquer objeto de análise através de uma vivência direta e próxima da realidade onde este se insere. Pela sua versatilidade, esta metodologia pode ser aplicada a várias realidades, contextos e situações, permitindo recolher informação detalhada sobre características, necessidades e opiniões dos indivíduos que utilizam um determinado produto e/ou serviço no seu ambiente real. Pode, igualmente, ser associada a ferramentas tecnológicas, devidamente enquadradas à realidade em estudo, contribuindo para um match entre o qualitativo e o quantitativo, dando um maior reforço aos dados recolhidos.
Ao implicar um registo sistemático, fiel da realidade, o estudo etnográfico QSP será o resultado proveniente da informação recolhida através de notas de campo e diário de observação; entrevistas não estruturadas ou semiestruturadas; mapeamento de sítios e lugares; fotografia e vídeo; gravações áudio; e/ou documentos diversos.