Estudo Anual Notoriedade das Marcas

O estudo da notoriedade das Marcas é uma pesquisa de mercado realizada anualmente, que serve de suporte e base de apoio e fundamentação das marcas publicadas na revista Marcas que Marcam. Na revista são publicadas as marcas mais citadas na Pesquisa, contudo, nada é indicado sobre a sua classificação no Ranking (exceto a marca mais citada na notoriedade espontânea).
Este estudo inclui um ranking com as 15 marcas mais citadas em cada categoria de produtos e/ou serviços, mesmo não pertencendo à categoria em causa ou estando descontinuadas, e devidamente assinaladas, mostrando assim a perceção exata do consumidor sobre as marcas da categoria, daí poderem existir diferenças entre os rankings deste estudo e as marcas inscritas na revista “Marcas que Marcam”. Este estudo é um excelente suporte para as marcas conseguirem visualizar a sua posição no ranking e a posição face às marcas concorrentes.
A metodologia adotada na elaboração desta Pesquisa tem como objetivo auscultar a notoriedade de marcas associadas a um conjunto de categorias de produtos e/ou serviços. Numa primeira fase, é selecionado um conjunto de categorias (80) pelos consultores da QSP – Marketing Management & Research. Esta seleção deriva da análise qualitativa dos consultores na agregação das designações em categorias de produtos e serviços mais abrangentes. Numa segunda fase, entre este conjunto de categorias selecionado, é levado a cabo um estudo quantitativo, junto do público em geral, através de entrevistas presenciais, com o objetivo de avaliar a notoriedade espontânea e top of mind de marcas pertencentes a essas categorias. Para cada conjunto de 10 categorias de produtos e/ou serviços, é pedido a um conjunto de 312 inquiridos que indiquem que marcas conhecem associadas a essas categorias.