Plano Estratégico da Marca
QSP BRAND STRATEGY®
Num mercado onde o capital de marca assume cada vez maior importância, torna-se imprescindível que a imagem da empresa acompanhe as tendências e evolua no sentido da constante aproximação aos seus clientes. Para tal desafio é fundamental a construção de uma marca forte, coesa capaz de dar aos clientes uma sensação de pertença a uma cultura que tem associada uma personalidade distintiva. Por outro lado, dará uma garantia de um certo nível de performance em toda a sua cadeia de valor. Para a prossecução deste objetivo de médio/longo prazo é imprescindível o alinhamento da cultura organizacional com a visão estratégica definida. A marca dá à empresa a oportunidade de atrair um grupo de consumidores leais e lucrativos. A fidelidade à marca possibilita alguma proteção face à concorrência e maior controlo no planeamento das suas atividades de marketing. Está provado que a marca cria um vínculo emocional que supera as próprias instituições, e o cliente satisfeito passa a ser também um defensor desta e, indiretamente da própria empresa.
Vantagens:
. Aumento de notoriedade
. Aumento da fidelização e lealdade de clientes para além da razão
. Aumento da qualidade percebida → possibilidade de aumento de preços
. Diminuição de turn-over de clientes
. Redução de custos com aquisição de novos clientes
. Incremento de word of mouth (passa palavra) positivo
. Facilita a introdução de novos produtos
. Aumento do brand-equity
. Dificulta a entrada de novos concorrentes
. Crescimento das quantidades consumidas por cliente